A decisão abre caminho para a realização de um conclave que elegerá um novo papa antes da Páscoa . O anúncio de Bento 16 surpreendeu até mesmo seus colaboradores mais próximos e chocou o mundo católico - composto por mais um bilhão de fiéis pelo mundo.
"Depois de fazer um repetido exame da minha consciência diante de Deus, eu tive a certeza que minhas forças, devido à minha idade avançada, não são mais adequadas para exercer o ministério petrino", disse Bento 16 aos cardeais. "Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando."
"Entretanto, no mundo de hoje, sujeito a tantas mudanças rápidas e e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e proclamar o Evangelho, é necessário o vigor tanto da mente quanto do corpo - vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado."
Georg Ratzinger: 'Idade pesa e Bento 16 quer descansar', diz irmão do papa
Bento 16, 85 anos, se tornou papa em 2005, após a morte de João Paulo 2º. Esse é o primeiro caso de renúncia no papado em quase 600 anos. O último papa a renunciar foi Gregório 12, que se retirou do cargo a contragosto em 1415 em um acordo para colocar fim ao Grande Cisma do Ocidente. O último pontífice a renunciar por vontade própria foi Celestino 5, em 1294, após apenas cinco meses de pontificado.
O Vaticano destacou que nenhuma condição médica específica influenciou na decisão de Bento 16, mas nos últimos anos, a mobilidade do papa ficou bastante reduzida. O número de viagens diminuiu e para chegar ao altar da Basílica de São Pedro, no Vaticano, ele tem utilizado uma plataforma móvel. O irmão do papa, Georg Ratzinger, informou que Bento 16 pensava na renúncia havia meses e que a idade avançada estava pesando sobre ele .
De acordo com o Vaticano, logo após sua renúncia, Bento 16 vai para o Castelo Gandolfo, o retiro de verão do papa no sul de Roma, e, em seguida, iria viver em um monastério.
Estava programada uma visita ao Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude em julho desde ano. Até lá, o sucessor já terá sido anunciado e, provavelmente, fará a viagem no lugar de Bento 16 .
Novo papa
A decisão abre caminho para a realização de um conclave que elegerá o sucessor de Bento 16. O diretor de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, informou que "para a Páscoa, teremos o novo papa".
Papa no Brasil: CNBB espera que primeira visita do novo papa seja ao Rio
Com a renúncia, o conclave será realizado mais rapidamente, uma vez que o tradicional período de luto que segue a morte de um papa não será realizado. A renúncia permite também que Bento 16 tenha uma influência sobre a escolha de seu sucessor.
Ele já colocou sua marca no Colégio dos Cardeais, responsáveis por eleger o próximo papa, garantindo assim seu legado conservador e um futuro ortodoxo para a Igreja. Bento 16 caracterizou sua renúncia como "uma decisão de grande importância para a vida da igreja".
Os seus possíveis sucessores incluem o cardeal Angelo Scola, arcebispo de Milão, o cardeal Cristoph Schoenborn, arcebispo de Viena, e o cardeal Marc Ouellet, cardeal chefe do gabinete de bispos do Vaticano.
Todos os cardeais com idade inferior a 80 anos podem votar no conclave, a reunião secreta que ocorre na Capela Sistina, onde os cardeais realizam a eleição do novo papa. Como tradição, as cédulas são queimadas; quando sai fumaça preta da chaminé significa que nenhum papa foi escolhido e quando sai fumaça branca significa que um novo papa foi eleito.
A renúncia é permitida no papado; as leis especificam somente que a renúncia deve ser "feita livremente e manifestada apropriadamente".
Arcebispos brasileiros dizem que Bento XVI deu exemplo de coragem com renúncia
“É um sinal e um exemplo para tantas pessoas que são agarradas ao poder, que não querem deixar cargos. Isso foi um exemplo para a humanidade, que quando vir que não pode mais cumprir passa a missão a outro. Ninguém esperava, embora fosse possível. Temos de agradecer a ele por tudo”, afirmou o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, em entrevista coletiva no final desta manhã.
Dom Tempesta ressaltou que os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro em julho deste ano, serão mantidos da mesma forma . Outro papa deve ser escolhido antes da Páscoa e a expectativa é que o novo pontífice venha ao Brasil. Ele se recordou que Bento 16 participou da jornada realizada em Colônia, na Alemanha, que havia sido organizada por João Paulo 2º.
Para o encontro, que reúne jovens do mundo todo a cada dois anos, são esperados mais de 1 milhão de participantes. Dom Tempesta diz que, nos bastidores, Bento 16 já cogitava a possibilidade de renunciar. “É um fato inédito nos últimos tempos, mas que ele lembrava que era possível. Ele reconheceu que, nesses novos tempos, a saúde é muito importante para dar conta do desafio. Nós temos de agradecer a Deus a vida do Bento 16, seu trabalho e a escolha de nossa cidade como sede da Jornada”, diz.
O arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, em pronunciamento em vídeo, também reconheceu a coragem da decisão do papa. “A decisão tomada é um exemplo para o mundo e para todos nós da Igreja Católica”.
O arcebispo da Arquidiocese de Brasília, cardeal Dom João Braz de Aviz, que está em Roma, pediu orações ao papa. “Convidamos toda a Arquidiocese para estar em oração com o Santo Padre nesse momento em que a Igreja mais precisa do seu Pastor”, afirmou em nota oficial, em que também afirma ter se surpreendido com a renúncia.
Saiba como o novo Papa será escolhido!
A renúncia do papa Bento 16, anunciada nesta segunda-feira, coloca em andamento um complexo processo para a escolha do novo líder da Igreja Católica.
As regras para a sucessão serão as mesmas adotadas no caso da morte de um pontífice, como aconteceu com João Paulo 2º.
Veja as etapas do processo de seleção do novo papa:
1 - O Vaticano convoca o conclave, reunião de cardeais que escolhe o novo papa. Segundo a última lista, atualizada há duas semanas, há um total de 119 cardeais aptos a votar (aquele com menos de 80 anos)- incluindo cinco brasileiros . O conclave deve começar de 15 a 20 dias depois de Bento 16 deixar o cargo, em 28 de fevereiro.
2 - Os cardeais aptos a votar ficam isolados no Vaticano e fazem um juramento para que nenhuma informação seja divulgada. Qualquer homem católico batizado pode ser eleito papa, mas desde 1378 só cardeais foram escolhidos.
3 - Duas votações são realizadas pela manhã e à tarde todos os dias, dentro da Capela Sistina. Para ser eleito, um nome deve conseguir uma maioria de dois terços. Essa é uma regra antiga que Bento 16 colocou em prática novamente em 2007. Antes, em 1996, João Paulo 2º determinara que a escolha fosse decidida por maioria simples se a votação seguisse inconclusiva após 12 dias.
4 - Após cada votação, as cédulas são queimadas. Fumaça negra saindo da chaminé da capela significa que nenhuma decisão foi tomada, mas fumaça branca quer dizer que o novo papa foi escolhido e aceitou o cargo. Para evitar confusão quanto à cor da fumaça, sinos também tocam quando há consenso.
5 - O novo pontífice é apresentado na arcada da Praça São Pedro, com as palavras "Habemus Papam!", latim para "temos um papa!". Em seguida, ele transmite sua primeira benção.
Novo Papa deve ser nomeado antes da Páscoa, afirma Vaticano!
O novo papa que sucederá Bento 16 será escolhido até a Páscoa, informou nesta segunda-feira (11) o Vaticano após o anúncio da renúncia de Bento 16 ao cargo . O porta-voz da Santa Sé, o padre Federico Lombardi, afirmou que Bento 16 não sofre de nenhuma doença específica e que sua decisão de renunciar foi tomada sem pressão externa.
O anúncio de Bento 16 realizado nesta segunda durante um encontro de cardeais no Vaticano surpreendeu até mesmo seus colaboradores mais próximos e chocou o mundo católico - composto por mais um bilhão de fiéis pelo mundo.
Lombardi disse que a decisão de Bento 16, de 85 anos, não foi devido a uma doença, mas um declínio progressivo de seu vigor, o que é natural para um homem na sua idade. "Nos últimos meses, ele tem observado um declínio em seu vigor, tanto de seu corpo quanto de seu espírito", disse Lombardi. "Foi uma decisão pessoal dele, tomada com total liberdade, que merece total respeito."
Galeria de fotos: Relembre a trajetória de Bento 16
A decisão abre caminho para a realização de um conclave que elegerá o sucessor de Bento 16 mais rapidamente, uma vez que o tradicional período de luto que segue a morte de um papa não será realizado. A renúncia permite também que Bento 16 tenha influência sobre a escolha de seu sucessor.
Ele já colocou sua marca no Colégio dos Cardeais, responsáveis por eleger o próximo papa, garantindo assim seu legado conservador e um futuro ortodoxo para a Igreja.
Os seus possíveis sucessores incluem o cardeal Angelo Scola, arcebispo de Milão, o cardeal Cristoph Schoenborn, arcebispo de Viena, e o cardeal Marc Ouellet, cardeal chefe do gabinete de bispos do Vaticano.
Todos os cardeais com idade inferior a 80 anos podem votar no conclave, a reunião secreta que ocorre na Capela Sistina, onde os cardeais realizam a eleição do novo papa. Como tradição, as cédulas são queimadas; quando sai fumaça preta da chaminé significa que nenhum papa foi escolhido e quando sai fumaça branca significa que um novo papa foi eleito.
Aos 78 anos, o cardeal Joseph Ratzinger foi um dos papas eleitos com idade mais avançada. Ele assumiu quando a Igreja Católica passava por uma de suas maiores crises - acusações de abuso sexual contra crianças envolvendo padres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário